26.9.16

Noticias, mudanças e algumas palavras

Yo! Como vai essa juventude?

Resolvi passar por aqui hoje, depois de um bom tempo sem dar notícias, para dizer que estou um pouco ocupado (que novidade, não?) com facul, trampo e outras coisinhas :p, mas a scan não morreu, portanto fiquem tranquilos que assim que possível postarei os capítulos de Tetsuwan Girl e ORZ que for terminando. Continuo traduzindo e já tenho alguns capítulos acumulados, mas como editar gasta mais tempo, estou um pouco devagar. Paciência.

Minha cara em semana de prova...

Além de noticiar o nosso paradeiro, fiz algumas alterações em recomendações antigas do blog: 

Recomendação de leitura #7: Helter Skelter, o mangá foi recentemente publicado aqui no Brasil pela EDITORA NEW POP e vocês podem comprar na loja da New Pop (que está até com desconto). Quero muito a versão br na minha estante, mas vou juntar uma graninha e comprar as novels de NGNL e Fate/Zero junto e aproveitar o frete grátis.

Recomendação de Mangás #10: Berserk The Prototype, esta one-shot já foi publicada no Brasil pela Panini para completar um volume da versão antiga (meio-tanko), lá pelo volume 27 ou 28 (não tenho certeza do volume exato e estou com preguiça de tirar do plástico da minha coleção para conferir, desculpem rsrsrs), talvez a Panini volte a publicar essa história que possivelmente acontecerá no volume 14 dessa nova edição de luxo. Você pode comprar o mangá AQUI.


Outro assunto importante é sobre o motivo da Old school existir. 
Como tenho dito: faço de fã para fã, minha intenção não é lucrar, muito menos prejudicar alguém. Não faço e nem farei projeto com mangás licenciados no Brasil, ou que já sejam feitos por outras scans. E como fã, não aprovo que obras já licenciadas no país sejam traduzidas por scans e mesmo as que não sejam licenciadas, quando forem, seria no mínimo bom senso que a staff das scans que o traduziram retirassem o conteúdo do mangá do ar. Infelizmente hoje com as scans acontece o mesmo que acontece com os fansubs: perderam suas identidades e fazem tudo pelo lucro, por mais visualizações e chegam ao absurdo de pedir doações e cobrar dos fãs dizendo que o valor cobrado é para "manutenção".

Minha cara quando leio: "Ajude nosso site a se manter online"


Por isso mesmo que nas minhas recomendações de leitura sempre vou incentivar que optem por irem as bancas (ou lojas online) e comprem o mangá licenciado no Brasil, pois a qualidade de tradução e imagem é muito melhor, além de financiar os verdadeiros autores (e não os trambiqueiros que se dizem fãs) e ajudar o mercado nacional de mangás à crescer. E está crescendo: se você for as bancas hoje vai ver diversos títulos, conhecidos ou não lá fora e de diversos gêneros (até mesmo novels e yaois), o que não era possível se ver a alguns anos atrás.

Adoro ler, principalmente mangás, coleciono HQs desde criança (desde 2003 para ser mais exato) e a pelo menos 5 anos também coleciono mangás. Além dos títulos que já recomendei nesse blog, coleciono diversos outros como: Vagabond, Fullmetal Alchemist, Berserk, Vinland Saga, Sora no Otoshimono, 20th Century Boys, Blade, Eden, Chobits, xxxHolic, Parasyte, Knights of Sidonia, Old Boy, Green Blood, Zetman entre muitos outros, e se fosse possível compraria muitos mais. Incentivo a compra para que cada vez mais mangás possam ser publicados aqui, de diversos gêneros, para diversos públicos, e quem sabe um dia até projetos dessa scan (não custa sonhar, não? rsrsrs). 

Também quero deixar claro que acredito que as scans hoje tenham um importante papel na divulgação de obras que certamente não conheceríamos por não estarem entre as mais vendidas lá fora (essas são as que tem mais chance de virem para o Brasil) ou por não serem publicadas na shonen jump, portanto acredito que as scans tenham sua parcela de incentivo, mesmo que pouca, para o mercado de mangás licenciados aqui. Se não fosse pelo trabalho das scans, eu não conheceria grandes obras como Kokou no Hito, Oyasumi Punpun, Pluto, Ore to Akuma no Blues, Shamo, Jiraishin entre outras que certamente não serão publicadas por aqui tão cedo.

Dito isso, espero nos vermos em breve.
Boa noite~

0 comentários:

Postar um comentário